quinta-feira, 2 de julho de 2009

"PULAR A VASSOURA?" CASAMENTO PAGÃO(HANDFASTING)


"Pular a vassoura" é uma tradição pagã , na qual o noivo e a noiva pulam juntos por cima do cabo da vassoura é uma antiga forma de cerimônia comum de casamento, praticada em certas regiões da Escócia, Dinamarca e China, e muito popular entre os ciganos.

Pular vassoura é um ritual para noivos terem vida cheia de alegria. Simbolicamente as vidas de solteiro são varridas para o passado.

A palha representa a família, o cabo é o Grande Espírito e o cipó de amarrar significa o compromisso do casal. Para as cerimônias, as vassouras eram enfeitadas geralmente pelas madrinhas da noiva, uma semana antes do casamento em ritual

O casamento das bruxas se chama handfasting, antes de se casarem legalmente, muitos wiccanos preferem viver numa lei comum de “tentativa” de casamento, que pode ser dissolvida pela Alta Sacerdotiza no final do ano, se o marido ou a esposa estiver insatisfeito.
A lei é que o casal seja feliz enquanto houver amor entre eles. E não serem obrigados a ficarem juntos até que a morte os separem

Existem diversas formas de ser realizada. O casal pode amarrar seus pulsos com fitas, cordas ou cabos enquanto fazem suas juras. Os votos significam um compromisso com a outra pessoa e consigo mesmo. No final da cerimônia, as mãos são soltas, simbolizando que o casal está junto por sua própria vontade.

Também são trocados anéis, que simbolizam uma aliança. A troca de alianças é um costume que tem origem no Paganismo, inclusive.

Geralmente a cerimônia é realizada ao ar livre, a fim de honrar os quatro elementos (terra, ar, água e fogo), e estão presentes todas as pessoas que desejam boas energias ao casal. Os votos do casal geralmente incluem amor, respeito, honra e proteção à família. Podem ser utilizados elementos para dar um ar tradicional à cerimônia, e isso depende da tradição ou vertente seguida pelo casal, mas a cerimônia básica, somente com o essencial, também é comumente realizada. A verdade é que não existe uma maneira fixa de celebrar o handfasting - depende realmente da vertente que o casal vivência.

Não existe qualquer restrição com relação ao sexo das pessoas que celebram este ritual, assim como não há restrição quando pessoas se amam. Ainda não planejei quando será meu handfasting, mas prometo que postarei as fotos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei seu blog, passarei sempre por aqui.
Um suave bater d'asas.


Selo do Magia se faz na Cozinha

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!